O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a inclusão da história do 2 de Julho, que marca a Independência do Brasil na Bahia, nos livros escolares nacionais. Durante as celebrações desta terça-feira (2) no Largo da Lapinha, Rodrigues revelou ter feito o pedido ao ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 25 de junho.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
"Eu solicitei ao ministro Camilo [Santana] que gostaria muito de ver essa história nos livros de história, geografia, ou qualquer outra disciplina, contando essa parte significativa da nossa história. O 7 de Setembro foi importante, mas o 2 de Julho foi de luta”, afirmou Jerônimo.
Ele também destacou que a equipe do governo estadual está preparada para produzir o material necessário e apresentá-lo ao MEC para avaliação. "Nossas equipes produzirão o material suficiente para que o MEC possa avaliar e possamos contar ao Brasil e ao mundo a história da Independência do Brasil, passando pela referência da luta dos baianos", disse o governador.
Jerônimo reforçou a intenção do governo estadual de garantir que, pelo menos, os livros produzidos para a rede pública da Bahia incluam esse conteúdo. "Aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história. Esperamos que o MEC possa absorver pelo menos alguns capítulos", explicou.
Na manhã de hoje, o governador participou do tradicional hasteamento de bandeiras e da deposição de flores no monumento ao General Labatut. À tarde, ele estará presente na Cerimônia Cívico-Militar no pátio externo da Sede do 2º Distrito Naval, no Comércio, e acompanhará o cortejo do Pelourinho até o Campo Grande, onde ocorrerá a celebração da chegada da Cabocla e do Caboclo, encerrando as comemorações do 2 de Julho.
Jerônimo Rodrigues destacou a importância de incluir a história do 2 de Julho nos livros escolares para reconhecer e celebrar a luta dos baianos pela Independência do Brasil, ressaltando a relevância histórica dessa data para o país.
Comments